Samu de Santa Maria é pioneiro em regulação exclusiva

Desde as 7h desta segunda-feira (11), a regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está sendo feita por Santa Maria, e não mais de Porto Alegre. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou parte da iniciativa na nova estrutura da Central.

Imgem/Divulgação PMSM.

“Nossa cidade é a primeira do Brasil que tem uma regulação exclusiva. Isso é a pronta-resposta, ou seja, salvar vidas e sabemos que um segundo faz toda a diferença no atendimento”, mencionou o prefeito Jorge Pozzobom.

A Central Telefônica do Samu com regulação médica local funciona diariamente das 7h às 19h. Nos demais horários, a regulação se dá por Porto Alegre. Por volta das 9h desta segunda-feira, três atendimentos estavam sendo realizados e podiam ser acompanhados em tempo real no telão. O primeiro chamado durou 1 minuto e 12 segundos – entre a ligação para o 192, a triagem realizada por Porto Alegre, a regulação médica por Santa Maria e a saída da ambulância para o atendimento.

Já o segundo chamado teve duração de 1 minuto de 23 segundos. Os números atestam que a regulação médica local já apresenta resultados positivos, conforme o médico regulador Luis Felipe Pippi. 


Em 2011, o Município passou a contar com o Samu. Agora, Santa Maria é pioneira no Estado no sentido em que o Município não vai usar médicos intervencionistas para regular os atendimentos. A equipe da regulação compartilhada é composta por sete médicos reguladores treinados, além da equipe intervencionista de oito médicos emergencistas, que já atua no Samu e é usada para atendimentos dos pacientes nas ambulâncias.

Fonte: PMSM.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423